http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sábado, 8 de junho de 2013

ESTUDO BÍBLICO NOS SALMOS

UM CORAÇÃO JAMAIS DESPREZADO POR DEUS
Texto Bíblico: Salmo 51
Contrição e confissão de Davi
Ao regente do coro. Salmo de Davi, quando o profeta Natã o confrontou, depois de haver ele cometido adultério com Bate-Seba.
51 Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua misericórdia; conforme a tua grande clemência, apaga minhas transgressões!
Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois no meu íntimo reconheço as minhas transgressões, e trago sempre presente o horror do meu pecado.
Pequei contra ti, contra ti somente, e pratiquei o mal que tanto reprovas. Portanto, justa é a tua sentença, e incontestável, ao julgar-me condenado.
Reconheço que sou pecador desde o meu nascimento. Sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que tu queres estabelecer a verdade no meu interior; e no meu coração ministras a tua sabedoria.
Portanto, purifica-me com hissopo e ficarei limpo; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Faze-me voltar a ouvir júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto do meu pecado e apaga todas as minhas iniquidades.
10 Ó Deus meu! Cria em mim um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável.
11 Não me afastes da tua presença, nem tires de mim teu Santo Espírito!
12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito disposto a obedecer.
13 Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem também para ti.
14 Salva-me do pecado de sangue derramado, ó Eterno, Deus da minha salvação, para que minha língua seja livre para cantar exaltando a tua justiça.
15 Ó Senhor, dá palavras corretas aos meus lábios, para que a minha boca possa proclamar o teu louvor.
16 Não te deleitas em sacrifícios nem te comprazes em oferendas, pois se assim fosse, eu os ofereceria.
17 O verdadeiro e aceitável sacrifício ao Eterno é o coração contritoum coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Deus!
18 Que te regozijes em abençoar a Sião e edificar as muralhas de Jerusalém.
19 Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar. -  King James
INTRODUÇÃO
Este é um salmo de Davi, escrito, provavelmente, durante um triste desvio em sua conduta, sendo um dos sete salmos  chamados “penitenciais”.  (veja Sl3; 4).
Ele deixa claro que o  pecado é algo natural na vida humana.
Uma tradução excelente é a de King James no verso 5, quando diz:
  • Reconheço que sou pecador desde o meu nascimento. (5ª)
  • Sou pecador desde que me concebeu a minha mãe. (5b)
Aprendemos aqui que, quando um servo de Deus cai no pecado, precisa buscar e crer na misericordiosa graça de Deus.(1-2)
Com as figuras do “hissopo” e de “coração novo”, o salmista deixa claro que o pecado contamina tanto a vida exterior quanto a interior, e que ambas precisam de purificação, começando pelo coração.
A ênfase de nosso Estudo Bíblico é o coração jamais desprezado por Deus.
1. É UM CORAÇÃO SEM CULPAS DO PECADO(2)
Baseados na experiência do Rei Davi, podemos aprender a não:
  • Tentar esconder o pecado que praticamos!
  • Diminuir a hediondez do pecado!
  • Atribuir os  pecados praticados a causas inevitáveis!
  • Atribuir tais  pecados às ciladas da vida!
  • Atribuir a outras pessoas!
  • Atribuir às más influências!

Tudo isso é possível e até acontece, mas quando nos desviamos dos propósitos da santidade, precisamos assumir os nossos erros, e procurar resolvê-los com contrição, confissão e arrependimento.
Deus ama ao penitente -  “Pessoa arrependida de seus pecados”,  e deseja perdoá-lo, mas a condição é que o pecador reconheça o seu pecado e o confesse a Deus.

Há que reconhecer que, o pecado é sempre contra Deus, e quando praticado contra o próximo, é ainda maior contra Deus.
O coração que Deus jamais desprezará, não pode estar cheio de culpas de pecados não confessados.
2. É UM CORAÇÃO PURO. (10)
Este salmo é a oração humilde e sincera de um pecador consciente dos seus pecados, profundamente arrependido e disposto a confiar plenamente na graça de Deus, para mudar de vida.
No NT temos um alerta que diz: “Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho!” Hebr. 12:5-6
Porque nos ama, Deus nos corrige quando saímos dos trilhos da Sua vontade, e a correção do Senhor pode ser muito doída.
Davi nos revela, por meio do seu próprio exemplo de vida, a maneira correta de reagirmos à correção e disciplina que vêm de Deus.
Quando ele fala de Transgressões e Iniquidades  no plural (1,9) e Pecado no singular(2), pode significar que, todos os pecados acumulados na vida são ramificações de um tronco comum: A natureza pecaminosa!
Transgressões – violação da lei de Deus!
Iniquidade – torcer a retidão!
Pecado – errar o alvo estabelecido por Deus.
Sabendo disso o salmista pede em oração nos versos 2,7-8
  • Que Deus o lave e apague as suas transgressões!
Esses  verbos revelam que o pecado é uma mancha na vida!
  • Que o purifique!
Para o salmista o pecado é uma lepra que precisa ser curada. Por isso usa a figura vétero-testamentária do hissopo (7):
“...o sacerdote ordenará que, para aquele que se há de purificar, se tomem duas aves vivas e limpas, pau de cedro, carmesim e hissopo. Mandará também que se imole uma das aves num vaso de barro sobre águas vivas. Tomará a ave viva, e com ela o pau de cedro, o carmesim e o hissopo, os quais molhará, juntamente com a ave viva, no sangue da ave que foi imolada sobre as águas vivas; e o espargirá sete vezes sobre aquele que se há de purificar da lepra; então o declarará limpo, e soltará a ave viva sobre o campo aberto. Aquele que se há de purificar lavará as suas vestes, rapará todo o seu pêlo e se lavará em água; assim será limpo. Depois entrará no arraial, mas ficará fora da sua tenda por sete dias. Ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, tanto a cabeça como a barba e as sobrancelhas, sim, rapará todo o pêlo; também lavará as suas vestes, e banhará o seu corpo em águaassim será limpo. Lev. 14:4-9
Em nosso texto o salmista vê o pecado como algo que suja e contamina a vida do homem, e por isso, precisa de purificação!
Deus não abre mão de um coração puro!
É um coração  puro que Deus jamais desprezará.
3. É UM CORAÇÃO CHEIO DE DEUS. (11)
Quando o coração está vazio de Deus, automaticamente ele se enche de tudo que não agrada a Ele.
É natural no ser humano, ser impulsionado por sentimentos pecaminosos e vontades que contrariam a santidade e a vontade de Deus. Rom. 3:23
Mas, isso é natural no coração que está vazio de Deus.
“Coração vazio de Deus é oficina de Satanás!”
A natureza caída do homem  pode ser controlada somente pela graça de Deus, mediante a ação poderosa  do Espírito Santo na vida do salvo. Rom.  5:12
O coração jamais desprezado por Deus precisa estar cheio dEle!
4. ESSE,  É UM CORAÇÃO OBEDIENTE. (12b)
O pecado é acima de tudo uma afronta contra o amor e  a santidade de Deus.
Davi reconhece que o pecado:
  • É praticado contra Deus!
  • Fere o coração de Deus!
  • Leva o homem a um sentimento de sincera frustração!
  • Leva o homem a uma grande tristeza por ter pecado contra Deus!
  • Em todas as circunstâncias o salário do pecado é a morte, inclusive na vida do crente inconfesso. Rom. 6:23
É por isso que, o texto bíblico nos ensina a pedir a misericórdia divina!
Ele reconhece que, a santidade oriunda da purificação vem do Senhor.
Afirma-se aqui que, Deus não se agrada de rituais exteriores, que ele chama aqui de cerimonialismo. (Heb. 9:9-16)
O cerimonialismo é movimento totalmente exterior.
O fogo que desce de Deus e aviva a vida do crente, vem de um coração quebrantado e contrito.
É do íntimo, do coração, que procedem as saídas da vida: "Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem!" Mateus 15:18-20a 
Desta maneira, Jesus disse que,  o que contamina o homem, é o que está lá no íntimo do coração, porque é do coração que sai tudo  quanto é espiritualmente desastroso.
O avivamento que vem de Deus é interior, resultado de oração, de conhecimento e prática bíblica na vida,  consagração e obediência em todas as circunstâncias!
É o coração obediente que jamais Deus desprezará!
5. ESTE É UM CORAÇÃO CHEIO DE LOUVOR. (15)
Esse coração é resultado da obediência ao SENHOR.
A purificação interior, mediante o perdão e o concerto de Deus, é que nos habilita a voltar a testemunhar de forma efetiva e agradável ao Senhor.
Os rituais externos não   produzem o perdão divino, nem o culto que agrada a Deus!
Deus se agrada do verdadeiro e íntimo arrependimento, para que o Seu Espírito, venha socorrer e perdoar o arrependido e contrito: “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Respondeu Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás!” (II Sm. 12.13).
Somente após o restabelecimento da  comunhão com Deus, mediante sincero arrependimento, perdão e propósito de santidade de vida, é que  o testemunho  passa a ter pleno valor para Deus, podendo, então,  espiritualmente, restaurar e reedificar.
O Salmo 32 é um exemplo de um cântico composto por um coração restaurado interiormente.
É grande a expressão de alegria e louvor do coração do servo refeito, diante do seu Senhor amado.
O que o salmista está ensinando aqui, é que somente com a comunhão íntima com Deus, é que o nosso louvor, nosso culto e testemunho  passam a ter valor.
CONCLUSÃO
O perdão de Deus é  somente para quem reconhece o seu pecado, e experimenta um sincero arrependimento.
Em todas as circunstâncias, sendo um incrédulo, ou mesmo um servo de Deus, há somente um tipo de pecado que, Deus jamais perdoa: É o pecado não reconhecido, não confessado a Deus e que dele não houve arrependimento.
Um remédio indicado pelo salmista para prevenção contra pecados futuros é “Um espírito reto e inabalável”, que  nada mais é do que a firmeza e perseverança na presença de Deus. (10)
O coração que Deus jamais desprezará é cheio de atitudes retas e sinceras nos pensamentos,  nas palavras, e no comportamento.
O verdadeiro concerto com Deus transforma toda a nossa  personalidade  a partir do nosso íntimo, e daí, alterando toda a nossa vida.
Coração de carne é uma criação natural de Deus, mas um coração novo é uma criação sobrenatural dEle. II Cor. 5:17
Depois do escândalo, para voltar a testemunhar do poder e propósitos de Deus, a condição sine qua non é a restauração da santidade constante. É essa a verdade que o salmista reconhece, quando diz: "Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito disposto a obedecer.  Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem também para ti!"(12-13)
O avivamento que Deus quer da igreja, depende de cada um de seus membros, porque é o resultado de vida espiritualmente restaurada e reedificada, e isso é pessoal! É individual!


Pr. José das Graças S. Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário