http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 16 de junho de 2013

ESTUDO BÍBLICO NOS SALMOS

A BÍBLIA GARANTE A RETRIBUIÇÃO DIVINA A TODOS OS HOMENS
Texto Bíblico:  Salmo 52
52 Por que te glorias na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre.
2- A tua língua urde planos de destruição; é qual navalha afiada, ó praticante de enganos!
3- Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente.
4- Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta.
5- Também Deus te destruirá para sempre; há de arrebatar-te e arrancar-te da tua tenda e te extirpará da terra dos viventes.
6- Os justos hão de ver tudo isso, temerão e se rirão dele dizendo:
7- Eis o homem que não fazia de Deus a sua fortaleza; antes, confiava na abundância dos seus próprios bens e na sua perversidade se fortalecia.
8- Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre.
9- Dar-te-ei graças para sempre, porque assim o fizeste; na presença dos teus fiéis, esperarei no teu nome, porque é bom.
INTRODUÇÃO
Este salmo é um Maschil de Davi.  É uma obra instrutiva,  na qual aprendemos que, mesmo nas grandes tribulações podemos extrair ensinamentos para as nossas vidas.
No livro dos salmos oito deles estão relacionados às experiências de Davi como fugitivo e exilado. São eles:
  1. Salmo 7 – refere-se a Cuxe
  2. Salmo 34 – Davi está na corte de Abimeleque, finge-se de “louco”, sendo expulso dali.
  3. Salmo 54 – Davi é quase traído pelos zifeus moradores de Zife.
  4. Salmo 56 – Davi está preso pelos filisteus, em Gate.
  5. Salmo 57 - Davi foge de Saul para a caverna de Adulão.
  6. Salmo 59 – Saul manda sitiar a casa, para assassinar a Davi.
  7. Salmo 142 – Escondido na caverna, Davi alí ora a Deus.
  8. O Salmo 52  descreve  a fuga de Davi para o tabernáculo, em Nobe, quando o sacerdote Aimeleque  presta ajuda a Davi, mas a mesma foi delatada ao rei Saul. I Sam. 21:1-9 e 22:9-23.
Doegue trai a Davi e a Aimeleque e o salmo é escrito tendo como transfundo esta experiência de Davi.
Mesmo tendo poderes como rei e que poderia usá-lo contra os seus perseguidores, Davi crê no poder e na recompensa que vem dos céus.
Neste salmo, como faz em outros, Davi descreve a vida do ímpio e do justo e fala da retribuição que cada um receberá.
1.DEUS RETRIBUIRÁ AO ÍMPIO (1-5)
Ímpio é todo aquele que vive longe de Deus,  e sem buscar comunhão com Ele. São dois os tópicos sobre o ímpio:
1.1  – A VIDA DO ÍMPIO (1-5)
  • O ímpio tem a sua glória no mal! (1)

Em seus atos o ímpio é um praticante do mal,  orgulha-se dos seus feitos, a sua influência para o semelhante só leva ao mal, é um guia para a maldade!
  • A sua língua é instrumento do mal:

De um modo geral o uso que o homem faz da sua língua, é determinado pelo que o seu coração está cheio.
O coração é a fonte, e a linguagem é a corrente que jorra do seu íntimo.
Para o ímpio o seu ponto forte é  o engano e a mentira. (2-3) 
A  língua do ímpio é a sua principal arma de destruição! (2) 
As suas fofocas podem provocar a morte do seu semelhante:
Através da fofoca enganosa de doegue , ele conseguiu a morte de todos os sacerdotes em Nobe.
A língua revela o que o homem tem em seu coração e no caso do ímpio não tem muita coisa boa lá, para externar!
Esta é a conclusão de Jesus: “Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura. Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias!” Mateus 15:18-19
É por isso que um dos membros que mais precisamos cuidar dele é o nosso coração!
  • O ímpio não teme a Deus (7)

Esta é a sua principal característica. A sua vida é totalmente antagônica contra a paciente misericórdia de  Deus.
Ele não confia em Deus, porque a sua confiança é totalmente em si mesmo. (7)
É mais um amante do mal do que do bem.
A Palavra de Deus proclama que, é breve toda a vida dos ímpios  que confiam no poder material e temporal, e nos maus propósitos.
O apóstolo João falou sobre esse tema, dizendo: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne e dos olhos, e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procedem do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus, permanece eternamente!” I João 2:15-17 - Shedd
O crente tem coisas mais importantes para amar do que as coisas do mundo. Acima de tudo ama a Deus!
1.2- A RETRIBUIÇÃO DIVINA AO ÍMPIO
Davi resume tudo o que tem a falar sobre isso, dizendo que a retribuição ao ímpio é a destruição eterna. (5)  Bíblia Viva
Através de sua opção de vida, escolhas e práticas, aqui no mundo está destruindo-se, e o continuará eternamente.
A ideia é que quando menos espera, será arrebatado e arrancado do seu convívio social! Será extirpado e estará condenado eternamente pela justiça divina. 
O que aprendemos com esta palavra bíblica, é que não é bom ter vida de ímpio, porque ela passa rapidamente e o seu fim será de sofrimento eterno.
2.DEUS RETRIBUIRÁ AO JUSTO
Justo é todo aquele que ama a Deus, e vive em função de fazer a Sua vontade.
Aqui, também, abordaremos dois tópicos: 
2.1 - A VIDA DO JUSTO
O justo é um crente que, em todas as circunstâncias confia no amor eterno e na proteção de Deus. (1,8) Bíblia Viva.
No caso de Davi as circunstâncias eram aflitivas:
  • Ele foi julgado mal!
  • Esteve exilado!
  • Estava diante de um homem mau no poder!
  • Estava vendo os sacerdotes do Senhor sendo mortos! 
Ao contrário do que muitos estão a pregar em muitas igrejas, o próprio Jesus Cristo garantiu que, "no mundo os servos de Deus teriam muitas aflições, mas que Ele já venceu por nós!" João 16:33
A caminhada do justo pode ser sombria, angustiante, aflitiva, mas em todas e quaisquer circunstâncias ele confia na potente mão de Deus!
Foi no meio das situações mais difíceis de sua vida que Davi mostrou a sua grande fé em Deus.  (8)
O justo é obediente a Deus em todas e quaisquer situações, e em todas as áreas de sua vida! Nada deve ocupar o lugar da obediência a Deus na vida do crente.  (6) Bíblia Viva
O justo é um adorador de Deus diante de tudo que Deus é, e que realiza pelos seus servos! A sua   vida  louva a Deus, e O glorifica pelas Suas obras. (9)
Deus permite os momentos aflitivos na vida de todos os crentes, mas, apesar das tristezas  e desencantos da vida, Ele derrama incontáveis bênçãos e vitórias até diante do que parece um desastre!
2.2  -A RETRIBUIÇÃO DIVINA AO JUSTO
O justo terá a sua retribuição, que  será vigor e grande alegria. (6,8) - Bíblia Viva
Como disse o salmista no Salmo 1:3 "Ele é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera!"  
Por confiar em Deus, ao justo lhe é garantido prosperidade e segurança inabaláveis, vindas dos céus!
Essa segurança é eterna e não perecível como as energias e prosperidades sem Deus.
CONCLUSÃO
Em breves palavras o texto repreende   a incredulidade e o orgulho do homem ímpio.
Define o justo como  uma oliveira bem plantada, que apesar das intempéries desta vida, o seu testemunho é de repousar confiadamente nos caminhos e nas obras e de Deus, porque tem convicção que Deus é bom, e que a sua bondade é contínua!
O justo tem a convicção de que o bem, por fim vencerá.
O homem ímpio e mundano é descrito  como uma árvore arrancada pela raiz, sem qualquer chance de prosperidade e satisfação eternas! 
Paulo resumiu a mensagem deste salmo, dizendo: “...pois ele recompensará cada um de acordo com o que fez. Deus dará a vida eterna às pessoas que perseveram em fazer o bem e buscam a glória, a honra e a vida imortal.  Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de seguir o que é mau.  Haverá sofrimentos e aflições para todos os que fazem o mal, primeiro para os judeus e também para os não-judeus.  Mas Deus dará glória, honra e paz a todos os que fazem o bem, primeiro aos judeus e também aos não-judeus!” Rom. 2:6-10

APELO
Você vive neste mundo como um ímpio ou  como um  servo de Deus?
Não existe meio termo: Estamos servindo a Deus e fazendo a vontade dele, ou sendo um ímpio e servo das trevas. De qual lado você está? Defina-se, enquanto o tempo é oportuno!

Pr. José das Graças Silva Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário