http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sábado, 29 de junho de 2013

SAÚDE: HUMAN PAPILOMA VIRUS



 HUMAN PAPILOMA VIRUS  
HPV, ou Human Papiloma Virus, é um vírus que vive na pele e nas mucosas genitais dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis.
Nos genitais existem duas formas de manifestação clínica.
1.    As verrugas genitais que aparecem na vagina, pênis e ânus. 

2.    Existe outra forma, que é microscópica, que aparece no pênis, vagina e colo de útero.

HPV Papiloma vírus humanoHPV Papiloma vírus humano
Trata-se de uma infecção adquirida por meio de contato sexual. É altamente contagiosa e a melhor prevenção é o uso de “camisinha”.
O mais importante nessa doença é que existe uma associação entre alguns grupos de papilomavírus e o câncer de colo de útero.
Seu diagnóstico de suspeita é feito por meio do papanicolaou ou da colposcopia, e o diagnóstico de certeza é feito por meio de biópsia da área suspeita.

Existem também exames que identificam o tipo do vírus e se estes são cancerígenos.

O tratamento é por destruição química ou física das lesões sempre indicado e realizado por médico especialista.
O papilomavírus ou human papiloma virus pode se alojar tanto no colo do útero como na vagina e na vulva. 

Na vulva ele causa a doença chamada condiloma genital ou popularmente conhecida no Brasil como "crista de galo".

Na vagina e no colo do útero ele normalmente se apresenta com lesões microscópicas que só podem ser descobertas por meio do exame de papanicolaou ou a colposcopia. 




No homem ele pode se manifestar por verrugas no pênis ou de maneira microscópica.

É muito importante que o parceiro seja encaminhado para exame com um urologista para procura de lesões e tratamento, se forem encontradas.


Dr. Sérgio dos Passos Ramos


Sáb 29/06/13 - 16h


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a indicação da vacina Papilomavírus humano 16 e 18 (recombinate) para meninas a partir de 9 anos, sem limite de idade. A medida estende a indicação da vacina para prevenir o Papilomavirus humano, anteriormente permitida para mulheres de 10 a 25 anos, possibilitando que todas as mulheres tenham acesso à imunização contra o HPV com objetivo de prevenir o câncer de colo do útero. Com a mudança, basta que a paciente leve um pedido de seu médico em laboratórios da rede privada para ser vacinada. Já pela rede pública, há poucas cidades no país que disponibilizam a vacina. O câncer do colo do útero é uma das principais causas de morte em mulheres no mundo.

COMENTÁRIO DO MASQUIL DA PALAVRA:
O comentário que quero fazer sobre esta matéria é que a saúde é um dos maiores tesouros que podemos desfrutar nesta vida, e que a melhor prevenção é não praticar sexo com estranhos e com parceiros fora do casamento, e sim, fazer sexo dentro do casamento aprovado pela Bíblia. Isso, sim, ajudará qualquer pessoa a evitar transtornos, vergonha e até a morte.


Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário