http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 30 de junho de 2013

ESTUDO BÍBLICO: SALMO 54

                                           
A ORAÇÃO DE FÉ












Texto Bíblico: Salmo 54
Apelo por socorro divino
Ao regente do coro: com instrumentos de corda.
Um poema de Davi, quando os zifeus vieram revelar a Saul: “Davi de fato está se escondendo entre nós!”
54 Ó Deus, salva-me por teu Nome, e faze-me justiça por teu poder!
2 Ouve esta minha oração, ó Deus meu; dá atenção às palavras da minha boca.
3 Porquanto, contra mim se levantam os arrogantes, e os violentos procuram matar-me; homens que desprezam a Deus.
(Pausa)
4 Verdadeiramente, Deus é o meu socorro; é o Senhor que me sustém.
5 Ele retribuirá o mal praticado pelos meus opressores; por tua lealdade os exterminarás!
6 Com grande júbilo te oferecerei sacrifícios; cantarei em louvor ao teu Nome, ó SENHOR, e proclamarei que Tu és bom!
7 Pois Ele me livrou de todas as minhas aflições; e os meus olhos contemplaram a derrota dos meus inimigos! – King James
INTRODUÇÃO
O Saltério era um Hinário usado pelos judeus, e  este salmo é uma oração típica do em seu conteúdo.
Quando Davi compôs este salmo, os seus  inimigos  planejavam assassiná-lo. O evento provavelmente ocorreu em I Sam. 23:19: “Então subiram os zifeus a Saul, a Gibeá, dizendo: Não se escondeu Davi entre nós, nos lugares fortes no bosque, no outeiro de Haquilá, que está à mão direita de Jesimom?”
Neste salmo temos a oração de um servo de Deus traído,  perseguido e solitário, entre muitas dificuldades, mas que em comunhão com Deus busca nEle o seu socorro.
Davi está cercado de inimigos que poderiam ser o Rei Saul, os zifeus, ou os homens de Queila que informaram ao Rei Saul o paradeiro de Davi.
“Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o SENHOR: Entregarão!”  I Samuel 23:12
A Bíblia nos ensina, que em tempos difíceis devemos suplicar a intervenção de Deus, confiando em Sua ajuda e sustento. (4)
Deus não decepciona aqueles que o buscam com fé.
O salmo foi composto para ser cantado, acompanhado por instrumentos de cordas.
Sobre este salmo, Spurgeon disse que “Davi procurava variedade musical para os cultos, e que a monotonia é muitas vezes a morte do louvor da congregação!”
O salmo é um Maschil, e sendo assim, Davi nos ensina que, no que cantamos para louvar a Deus, devemos aprender e ensinar.
Aprendemos que não basta cantar para louvar a Deus; a música sacra precisa ter Teologia Bíblica, para que a sua mensagem possa ser aprendida pelos que cantam e pelos que ouvem.
Porém, o assunto básico deste salmo é a Oração de Fé:
1. ORAÇÃO DE FÉ É A QUE CONFESSA PLENA CONFIANÇA NO SENHOR. (1-2)
Temos aqui a confissão de plena confiança no Senhor. “Este é o ponto central deste poema de Davi!” (Sl 42.8).
O texto inicia-se invocando o nome de Deus, pedindo a Sua intervenção, e crendo em Seu poder.
O nome de Deus revela a Sua natureza e os Seus atributos, que em toda a Escritura são revestidos de Sua Onipresença, Onisciência e Onipotência.
A oração de fé precisa crer nesse Deus com tantos atributos tão necessários, para que possamos crer nEle.
2. ORAÇÃO DE FÉ É A QUE RECONHECE A SOBERANIA DE DEUS. (1)
Davi era fugitivo, buscando abrigo entre os zifeus. Chegou entre eles, buscando apoio e descanso, mas eles o desertaram e  o deletaram ao rei Saul. Eles traíram a Davi.
Para ganharem benefícios do rei, os zifeus foram até Saul,  e comunicaram a presença de Davi entre eles.
Não se importaram se o sangue de Davi fosse derramado inocentemente, desde que eles ganhassem algum favor do rei.
Davi reconhece o perigo e busca a Deus em oração, reconhecendo que Deus é soberano em tudo o que nos acontece, e nos tem em Suas mãos.
Deus nos conhece e também a todas as nossas necessidades, e somente Ele tem condições plenas para nos ajudar em todas e quaisquer circunstâncias.
Deus é soberano em todas as situações de nossas vidas, e a oração de fé precisa crer nessa verdade.
3. ORAÇÃO DE FÉ É A QUE TEM ABSOLUTA CERTEZA DE QUE O SENHOR FARÁ O MELHOR. (4,7)
Dentro do melhor que Deus faz aos seus servos podemos destacar algumas verdades:
  • Podemos nos lembrar de situações difíceis em nossas vidas, que nem sabemos o que pedir a Deus. É nestes instantes que o Espírito de Deus intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Rom. 8:26
  • Somos tão limitados que, Paulo admite que, em certas situações nem sabemos o que é melhor e nem o que pedir. Mas, Deus sabe o que é melhor para nós.
  • Em nossas limitações podemos até fazer algumas petições que, se concedidas por Deus, poderiam gerar muito desgosto em nossas vidas. Nós não vemos o que está dez minutos em nosso futuro, mas Deus vê, e por isso, responde segundo a Sua onisciência e amor.
  • Diante de todas as situações, Ele nos ajuda, porque é o nosso Ajudador. (4)
  • Ele retribuirá os que oprimem aos Seus servos. Podemos deixar a vingança com Deus.
  • Deus nos ajuda  no presente imediato.
  • Deus nos ajuda eternamente!

Isso tudo não significa que, Deus fará sempre o que queremos e pedimos. Ele fará o que é certo e melhor para os seus servos. A oração de fé reconhece essa verdade.
4. A ORAÇÃO DE FÉ É DE LOUVOR PELA BONDADE DE DEUS.  (6-7)
Este salmo nos apresenta muitos motivos para louvar a Deus:
  • Ele é nosso Ajudador! (4)
  • Ele é bom! (6)
  • Ele nos livra da angústia! (7)
  • Ele nos livra dos nossos inimigos! (5,7)
  • Ele supre as nossas necessidades. (4)

Por ter se apostatado da fé em Deus, e buscado uma pitonisa, quando devia buscar a ajuda de Deus, Samuel anunciou a Saul que, Deus tinha lhe tirado o trono e reinado, e dado a Davi. Deste momento em diante Saul buscou a Davi todos os dias durante um longo tempo, mas Deus nunca entregou o seu servo nas mãos dele.
Davi tinha motivos para confiar e expressar louvores: “Eis que Deus está ao meu lado!  “O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem!”  
Salmo 118: 6
No Novo Testamento, falando sobre ”tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada, futuro, morte,  o apóstolo Paulo disse: “Que diremos, pois, diante destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  Rom. 8:31-37
Comentando este salmo, Spurgeon disse que, está em foco “a graça de Deus”, como tema para nos maravilharmos:
  • Por sermos pecadores rebeldes contra a Sua vontade, Sem qualquer merecimento nosso, pela Sua graça Deus toma partido e sempre  fica do nosso lado!
  • Sem merecimento algum de nossa parte, pela Sua graça, Deus trabalha pelos seus servos!
  • É pela Sua graça que Ele nos sustenta e supre as nossas necessidades.
  • No livramento dos santos, a honra e o poder de Deus estão envolvidos.

Deus nos ajuda, até mesmo porque a Sua honra e poder estão envolvidos diante do que o mundo espera que Deus faça pelos seus servos.
Na oração de fé precisamos crer nessa honra de Deus e Seu poder envolvidos em nossa causa.
A mensagem deste salmo é adaptável às necessidades de qualquer um que esteja oprimido por homens ímpios.
É adaptável a qualquer tempo, onde estiver um servo de Deus clamando e pedindo-Lhe socorro.
“O vigor da fé é a morte da ansiedade, é o raiar da segurança!” Spurgeon
Por crermos em Seu poder e soberania, a nossa confiança está totalmente em Deus.
CONCLUSÃO
A oração de fé é aquela, na qual, o servo de Deus reconhece a soberania de Deus.
Em tal oração confessamos a nossa plena confiança na graça, no poder e amor de Deus por nós.
Nela o crente  tem absoluta certeza de que o Senhor fará o melhor.
Portanto, em vez da dúvida, devemos alimentar a fé, por meio da expressão de louvor e sincera gratidão pela resposta do Pai.
A oração de fé em expressão de confiança invoca o nome de Deus, e ao mesmo tempo O exalta.

APELO
Que tipo de oração estamos apresentando ao nosso Deus? É de fé?

   Pr.  José das Graças Silva Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário