http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 12 de maio de 2013

ESTUDO BÍBLICO: Salmo 49


O VALOR DO RESGATE DE UMA  VIDA DIANTE DA MORTE
Texto Bíblico: Salmo 49
O engano das riquezas
Para o mestre de música. Salmo dos coraítas.
49 Ouvi isto, povos todos! Prestai ouvidos, habitantes todos do mundo,
2 gente simples, gente ilustre, ricos e pobres, todos juntos!
3 Minha boca proclamará sabedoria e a meditação do meu íntimo trará entendimento.
4 Inclinarei os meus ouvidos a um provérbio; com harpa exporei o meu enigma:
5 Por que temer, nos dias de infortúnio, quando me cerca a iniqüidade de meus agressores,
6 daqueles que confiam em sua fortuna e se vangloriam da abundância de suas riquezas?
7 Ninguém é capaz de redimir seu próprio irmão, ou pagar a Deus o valor de sua vida,
8 porquanto o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre,
9 para que viva para sempre e não sofra a natural decomposição dos corpos.
10 Pois todos podem ver que os sábios morrem também, assim como perecem o tolo e o insensato e, para outros, deixam todos os seus bens.
11 Pensam os ímpios que eternas seriam suas casas, e por gerações sucessivas persistiriam suas moradas; até deram seus próprios nomes às suas terras.
12 O ser humano, ainda que muito importante, não pode viver para sempre; é como os animais que perecem.
13 Este é o final dos que confiam em si mesmos, e dos seus seguidores, que aprovam
o que eles pregam.
14 Como ovelhas estão destinados à sepultura, e os justos terão domínio sobre eles; sua beleza e sua força se consumirão e somente a profundeza do Sheol será sua morada!7
15 Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si.
16 Não te indignes, quando uma pessoa se enriquece, quando aumenta a glória de sua casa;
17 pois, ao morrer, nada levará consigo, nem descerá com ela seu esplendor.
18 Ainda que, em vida, essa pessoa se parabenize, cogitando: “Todos te louvam, porque prosperas!”,
19 irá também para a geração de seus pais, que nunca mais verão a luz.
20 O homem que, na opulência, não reflete, assemelha-se ao gado que se abate. King James
INTRODUÇÃO
O salmista inicia um dos mais belos textos do livro dos salmos fazendo  algumas advertências:
-Esta mensagem é para todos.1-2)
-O assunto que envolve a vida, a morte e o além-túmulo, é um dos mais complicados problemas da vida. (4)
-Com a certeza de que mais cedo ou mais tarde enfrentaremos o “caixão”, devemos ter como objetivo  a vida eterna. (9ª)
Os princípios de vida ensinados neste salmo seguem a mesma linha doutrinária que vem sendo exposta desde o salmo 46.
Spurgeon disse que este salmo transmite duas mensagens:

  • O quanto são  desprezíveis o caráter e o futuro daqueles que confiam em sua riqueza!
  • É de consolo para o crente oprimido que, muitas vezes passa até algumas necessidades.
Aqui temos um contraste entre os ímpios e os justos no seu futuro Sl 49.14-15
Muito além da proporçao da prosperidade dos ímpios aqui, será a medida de sua tristeza e sofrimento no além-túmulo.
A dignidade do ímpio na terra será alimento da morte no futuro.
Muito além da dignidade do ímpio na terra será a sua degradação no além.
Tudo isso podemos ver exemplificado na morte do rico e de Lázaro em Lucas 16:19-31
É diante de tudo isso que o texto nos apresenta o valor do resgate de uma vida diante da morte:
1.DIANTE DA MORTE  O VALOR DO RESGATE DA VIDA NÃO SE MEDE PELO ACÚMULO DE RIQUEZAS. (6-7)
Aqui se faz um alerta aos que confiam no poder econômico que adquiriram.
O texto fala de “casas,sítios e fazendas  de valor!” (11)
A riqueza traz somente:

  • Glórias humanas passageiras. (6)
  • O sábio escritor diz que “As riquezas multiplicam os amigos...!” Prov. 19:4. O nosso texto básico diz que,  “o rico e próspero é louvado por todos!” mas, todos os elogios serão consumidos pela morte! 18-19
  • A riqueza traz belezas: Os mais belos e possantes automóveis, as belas mansões, os mais belos vestuários, as mais belas e afortunadas fazendas e sítios, porém a sua beleza e força serão consumidas pela morte. (14)
Em toda a Bíblia a vida ímpia, com riqueza ou sem ela, só trará a ruína! 11;1:6
O homem rico, ainda que muito importante na terra, não pode viver para sempre.12b
Ao morrer, nada levará consigo, nem descerá com ela seu esplendor.
A morte para o rico sem Deus será a morte:

  • De toda a sua prosperidade!E,
  • De todas as suas esperanças!
As riquezas não podem comprar o livramento da mais terrível das desgraças: a morte!
A morte do Senhor Jesus Cristo na cruz  é o único preço  para redimir uma vida da perdição eterna (v.15)
“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,  Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado!” I Ped. 1:17-19
Este salmo é um texto claro sobre a ressurreição, na qual Deus redimirá da sepultura o justo, e o levará para si.
2. DIANTE DA MORTE O VALOR DO RESGATE DA VIDA NÃO SE MEDE PELA SABEDORIA HUMANA. (10)
“Os sábios morrem e com eles toda a sua glória!” (10ª)
O futuro do ímpio sem Deus, seja ele o mais sábio do mundo ou o mais ignorante, será de miséria eterna.
Os seus próprios túmulos, ricos e decorados, serão ironicamente suas casas eternas! “...porque o homem se vai à sua casa eterna...!”Ecles. 12.5
Jesus disse que esta morada eterna “é um sepulcro caiado, que por fora, se mostra belo, mas interiormente está cheio de ossos de cadáver e de toda a imundícia!” Mat. 23:27 Shedd
O futuro dos que amam a Deus, dos que vivem em humildade de coração está reluzindo cada vez mais com a certeza da vida eterna na presença do SENHOR.(15)
3. DIANTE DA MORTE O VALOR DO RESGATE DA VIDA NÃO SE MEDE PELA CONFIANÇA EM SI. (13)
    “Batach” (Heb.)= Confiar a ponto de estar seguro, sem temer.
    “Maldito o homem que confia no homem e faz da sua carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” Jer. 17:5
    Geralmente se interpreta esse versículo bíblico, aplicando-o no sentido de não confiar no próximo. Está correta esta interpretação, mas está contemplado nele, também, o homem confiar em si, nas suas habilidades, na sua sabedoria, na sua riqueza!
Este texto do profeta Jeremias contempla a confiança do homem em sua incredulidade, ao ponto de pensar e crer que pode-se viver sem Deus!
    O ímpio que deixa de confiar em Deus, para confiar em si mesmo, encontrará duas realidades após a morte:
-Ele não será sempre, aquilo que pensou ser, porque a sua honra será alimento da morte!
-Ele será o que nunca desejou ser: Como os animais que morrem e não têm nada a mais para receber.
A diferença do homem ímpio e do gado diante da morte é que o ímpio perderá tudo o que conquistou durante a vida, e terá a perdição eterna como prêmio.
4. DIANTE DA MORTE O VALOR  DO RESGATE DA VIDA ESTÁ EM COLOCÁ-LA NAS MÃOS DE DEUS. (7-8,15)
Este é um salmo que nos traz a convicção da existência da vida eterna. “...para que viva para sempre!” (9)
A mensagem do salmista é que os justos, nesta vida e após ela são alvos da misericórdia divina e por meio do favor divino alcançam a vida eterna.
Ele encara o lado de lá da morte, como a outra parte da vida, sendo esta interminável e de indescritível felicidade com o SENHOR.
Como Jesus Cristo garantiu: “Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Mat. 13:41-43
Aquele que teme a Deus, tem a garantia de que Deus ressuscitará o seu corpo para a vida eterna. 15a
Na morte daquele que teme a Deus, acontecerá um fato brilhante: “Deus o tomará para si!” 15b
    São três as grandes bênçãos para o justo temente a Deus (15):

  • Ele irá ao pó, mas Deus o tirará de lá. Ele voltará do pó!
  • Deus o redimirá do pó!
  • Deus o receberá no céu!

CONCLUSÃO
A morte não respeita nenhuma personalidade.”Está ordenado aos homens, morrer uma só vez, vindo depois disto o juízo!” Hebr. 9:27
A redenção da alma é mais valiosa do que qualquer recurso humano.
As riquezas não podem salvar da morte, nem podem acompanhar seu dono quando este morrer.
Ninguém pode prolongar a sua vida com dinheiro!
A vida, tanto física quanto espiritual, é um dom que somente Deus pode conceder.
Este salmo nos apresenta exatamente o que o Novo Testamento ensina sobre a vida eterna:Que é obra da graça de Deus, e não por qualquer mérito humano. Ef. 2:8-9
Independentemente da tradição cultural, classe social e econômica, ou da capacidade intelectual de uma pessoa, sem uma profunda conversão interior a Jesus Cristo, como Salvador pessoal, ninguém encontrará a plena e eterna salvação; só lhe restará a separação definitiva de Deus, ou seja, a morte eterna!
“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida!”(1Jo 5.11-12)
    O futuro do homem rico e próspero, do intelectual, do que pelo que conquistou e pelo que passou a ser no mundo, confia em si, e de todos  que decidiram viver a vida sem Deus, é de perdição e miséria eterna.
    Não importa qual seja a sua situação social, o futuro daqueles que temem a Deus, está contemplado com a garantia da vida eterna.(15)

APELO: Abra o seu coração e a sua vida para Jesus Cristo, creia nele e o receba como único e suficiente plano de Deus para a sua salvação!

Pr. José das Graças S. Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário