http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 27 de maio de 2013

MÊS DA FAMÍLIA: O PAI

                                                        
DEUS É O MODELO DE PAI QUE O FILHO PRECISA
Texto bíblico:João 17:17-25
17- Santifica-os pela Tua verdade; a Tua palavra é a verdade!
18- Da mesma maneira como me enviaste ao mundo, Eu os enviei ao mundo.
19- Em benefício deles Eu me consagro, para que igualmente eles sejam consagrados pela verdade.
20- Não oro somente por estes discípulos, mas igualmente por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da mensagem deles.
21- Para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste.
22. Eu lhes tenho transferido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos.
23- Eu neles e Tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo creia que me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
24- Pai, eu desejo que os que me deste estejam comigo onde Eu estou e contemplem a minha glória, a glória que me outorgaste, porque me amaste antes da criação do mundo.
25- Pai justo, o mundo não te tem conhecido; Eu, porém te conheci, assim como eles entenderam que Tu me enviaste.
INTRODUÇÃO
Neste texto Jesus ensina que os valores e padrões do cristão devem ser diferentes daqueles que são do mundo.
Jesus ministra estes ensinamentos, através de uma oração pelos seus discípulos de todos os tempos.
É provável que, esteja ensinando que tais atitudes essenciais da vida cristã são alcançadas com  oração.
Ele ensina que,tomando-O como exemplo, até mesmo a oração do crente, deve ser instrutiva.
Nesta ministração  Jesus Cristo ensina que, Deus é o modelo de pai que os filhos precisam.  
1.DEUS É O MODELO DO PAI VERDADEIRO EM SUAS PALAVRAS. (17)
Verdadeiro, esse é um atributo moral de Deus:
  • Ele é Verdadeiro em Sua palavra!
  • Ele é Verdadeiro em suas atitudes!
  • Ele é Verdadeiro em Seus propósitos!
  • Ele é Verdadeiro em Suas promessas!
O pai que quer ser respeitado pelos seus filhos, também, precisa ser verdadeiro no que fala, nas atitudes com os seus filhos, nos propósitos e alvos da vida e nas promessas.
Nos relacionamentos familiares a verdade é o grande instrumento que Deus usa, para a santificação dos Seus servos.
É esse instrumento que o Espírito Santo usa para operar a transformação necessária em todas as relações humanas.
Deus, como Pai, por ser Verdadeiro, a Sua palavra pode instruir os seus filhos no caminho que devem andar!
2. DEUS É O MODELO DO PAI PRESENTE SEMPRE EM COMUNHÃO COM O FILHO. (21-22)
Viver em casa com os filhos não significa que o pai está presente com eles. Existe muita solidão no relacionamento do pai com os seus filhos, mesmo estando todos dentro da mesma casa.
Estes dois versículos tratam de relacionamentos excelentes.
Esses relacionamentos se expressam em presença e comunhão entre pai e filhos.
Na criação, Deus fez pai e filhos com a mesma natureza e as mesmas características. 
Nos relacionamentos entre pai e filho Jesus ensina a necessidade de serem unidos, também,  nos propósitos e alvos.
Jesus está falando aqui, de companheirismo vital conduzido pelo Espírito Santo, cujos resultados imediatos são:
  • Harmonia!
  • Amor!
  • Comunhão!
  • Respeito Mútuo!
  • Paz no relacionamento!
  • Busca de propósitos comuns!
  • Cuidados recíprocos!
As dúvidas e os conflitos familiares dividem aqueles que se amam, e só servem de tropeço para todos.
Jesus ensinou que, “...todo reino dividido contra si mesmo não pode subsistir; de igual modo,   uma casa dividida contra si mesma, não poderá subsistir jamais!” Marcos 3:24-25
Em nosso texto básico Jesus  está falando de:
  • Unidade de relação pessoal.
  • União de amor.
  • Unidade na relação entre ambos os corações.
A verdade mais patente que possa ser dita, é que “pai não é o que faz a criança e a coloca no mundo!”
Pai é aquele que sempre está presente na vida dos seus filhos, e vive em comunhão com eles proporcionando-lhes alegrias,segurança e bênçãos.Deus é o modelo desse pai.
Nem sempre os filhos são aquilo que os pais  esperaram. Muitos saem fora da linha e tornam-se pessoas más, violentas e chegam a ser condenadas pela sociedade e pelas leis.
Tais filhos podem chegar a um ponto de abandono total e serem excluídos da sociedade, mas o verdadeiro pai sempre estará ao lado de tais filhos, amando-os, ajudando-os e procurando alternativas que possam melhorá-los.
3. DEUS É O PAI MODELO DE AMOR. (23)
A idéia de comunhão perfeita inclui a prática de um verdadeiro amor!
O poder do amor é a mais elevada expressão:

  • De relações éticas!
  • De relações entre quem governa e governados!
É o amor que leva a pessoa a ser um cristão verdadeiro em suas relações familiares e demais!
3.1- Como Pai Deus provou o Seu Amor   dando glória ao Filho. (24)
É o poder do amor que dá ao indivíduo à disposição de fazer o que é direito e bom.
É esse poder que dá ao homem o não conformar-se com o mal.
É o amor que abre as portas para a prática da bondade!
O mais inexplicável aqui é que, a glória dada pelo Pai para Jesus Cristo, era a cruz!
Mais inexplicável ainda é que Jesus Cristo geralmente dizia que seria glorificado e não crucificado!
Como pai modelo de amor Deus ofereceu a glória ao Seu Filho através:
  • Da  vida do Seu Filho!
  • De suas obras!
  • De suas palavras!
  • De sua relação especial com Seu Filho!
A glória de um pai cristão pode ser vista quando o mundo puder ver nele o reflexo de Deus.
Pode ser contemplada quando o mundo ver no pai crente a dedicação aos filhos.
O mundo precisa ver o reflexo de Deus envolvendo o pai crente e o reflexo do pai crente na vida dos seus filhos!
Como aconteceu com Deus e Jesus Cristo, Pai e Filho, a glória que o pai proporciona aos filhos,pode envolver grandes lutas e sacrifícios.
Mas o amor coloca o pai lado a lado com os seus filhos, se for preciso até na morte.  
3.2- Como Pai Deus provou o Seu Amor amando o Seu Filho,  antes de Tudo o que Criou. (24)
Como modelo de amor, Deus amou ao Seu Filho, antes de criar ou fazer qualquer outra coisa!
Esse é o amor e  mandamento que devem governar todas atitudes e todos os relacionamentos familiares do pai pelos filhos e dos filhos para com o pai.
“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros!” João 13:35
O amor de Deus ao Seu Filho e vice-versa foi um amor ativo dentro do tempo:
  • Vemos esse amor de Deus Pai  ao Filho, antes dele fazer qualquer outra coisa.(24)
  • Vemos esse amor entre o Pai e o Filho na Criação. João 1:1-3
  • Vemos esse amor do Pai ao Seu Filho, ao aprovar a missão dEle no início do Seu ministério:
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.  E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mat. 3:16-17
  •  Vemos esse amor de Pai ao ouvir os pedidos do Seu Filho:
“Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves...!” João 11:41-42ª
Jesus nos ensina que, a prioridade do pai deve ser os seus filhos.É assim que age um pai verdadeiro.
O ensino aqui é que, o pai precisa amar os seus filhos mais do que a sua profissão, o seu trabalho, o seu lazer, os seus amigos, e demais familiares.
É assim que Jesus nos apresenta o Seu Pai como modelo de amor.
4. DEUS É O MODELO DE PAI JUSTO EM SEUS PROPÓSITOS. (25)
Pai Justo! È a maneira de Jesus dirigir-se ao Seu amoroso Pai.
Justo é um Atributo Moral de Deus.
Justo é contraste de:

  • Incredulidade!
  • Pecado!
  • Insensibilidade!
  • Injustiça!
Nesta Oração de Jesus Ele identifica Deus como Pai pelo menos seis vezes e uma delas é dando-Lhe o adjetivo de Pai Justo.
Um dos nomes de Deus no Velho Testamento é JAVÉ-TSIDQUENU –
O Senhor justiça nossa. Jeremias 23:6
Justo é um atributo moral de Deus. Atributos morais são aqueles que Deus possui e dá aos homens o privilégio de compartilhar em suas atitudes.
  • Deus é justo em Suas ordens.

Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente!” Salmo 19:8-9
O pai cristão precisa ser justo com os seus filhos naquilo que deles exige.
  • Deus é Justo ao corrigir e punir!
“Embora se ire todos os dias, Deus é um juiz justo!”  Salmo 7:11 “Justo és, ó SENHOR, e retos são os teus juízos. Salmo 119:137
Neste mundo atual tão conturbado, o pai cristão não pode “perder a cabeça” em qualquer que seja a situação. 
A cultura dos nossos dias é a de rebeldia, e isso inclui os nossos filhos, e o pai cristão precisa ser sóbrio e moderado no corrigir e punir os seus filhos, quando isso for necessário.
  • Deus é Justo em Seu plano de salvação. João 3:16-18
Ele não salva ninguém por imposição! Salva por meio da decisão do próprio interessado!
Quem quiser e crer é salvo! (João 3:16,17 e 18ª)
Quem rejeitar e não crer em Cristo como único e suficiente Salvador, já está condenado. (João 3:18b)
CONCLUSÃO
Quando pai e filhos são controlados  pelo amor e a comunhão, o resultado será alegria abundante entre ambos e na família.
O verdadeiro pai busca a glória dos seus filhos mesmo que seja difícil ao seu coração e ao coração dos filhos.
Jesus faz a Oração Intercessória pelos seus discípulos e logo depois da oração foi: Diretamente à traição, à condenação, e à cruz!
Jesus não falou mais com os discípulos até à Sua ressurreição.
São belíssimos estes ensinamentos de Jesus Cristo,  porque foram as últimas palavras em Seu ministério terreno e ditas antes das mais tremendas horas.
Vemos, assim,que as últimas palavras de Jesus Cristo em Seu ministério terreno, foi contemplando o relacionamento entre pai e filhos, porque Jesus valorizou esse comportamento.
APELO
Refletindo nestes ensinamentos, que tipo de pai é você?
Você tem procurado valorizar o seu relacionamento para com os seus filhos?
Tome Deus como exemplo de pai e você e os seus filhos serão abençoados e farão a sua família feliz.


Pr. José das Graças S. Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário