http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 22 de setembro de 2013

ESTUDO BÍBLICO: Salmo 58

                                                    
DEUS  CASTIGA O ÍMPIO
Texto Bíblico: Salmo 58
Deus destruirá todos os ímpios  Para o mestre de música. Também conforme  a melodia “Não Destruas”. Um michtam de Davi.
58 Acaso fazeis verdadeiramente justiça, ó poderosos da terra? Acaso julgais com equidade todos os seres humanos?
2 Não! Vossas mentes tramam continuamente iniquidades e, com vossas próprias  mãos distribuís injustiça pelo mundo.
3 Desde o nascimento se rebelaram os  ímpios e se desviaram do Caminho certo  todos aqueles que vivem mentindo;
4 seu veneno se assemelha ao de uma terrível serpente; tapam os ouvidos como  uma víbora que se faz de surda
5 para não dar atenção à música dos encantadores, nem à voz daqueles que têm  a habilidade de dominá-las.
6 Ó Eterno, arrebenta os dentes desses  leões selvagens e arranca, ó SENHOR, as  presas dessas feras!
7 Que desapareçam como água que escorre! Quando empunharem o arco, que  suas flechas embotem e caiam ao chão  antes de serem disparadas.
7 Sumam-se como águas que se escoam; sejam pisados e murcham como a relva macia.
8 Que andem como a lesma que se arrasta até derreter; que sejam como feto abortado, não vejam eles o sol!
9 Os ímpios serão varridos do mundo  pela fúria de Deus, antes que seus espinhos peçonhentos se enrijeçam!
10 O justo se alegrará, ao contemplar o  castigo com o qual o Eterno os punirá,  ao ver sob seus pés escorrer o sangue dos  perversos.
11 Compreenderão e proclamarão, então,  os homens: “Verdadeiramente há recompensa para o justo; sim, Deus existe! Ele  faz justiça sobre toda a terra!”

INTRODUÇÃO
O Comentarista Davidson inicia o seu comentário deste salmo, dando-lhe como tema: “Há um Deus Que Julga!”
Davi escreveu como um  profeta inspirado,  para uso público, com palavras de valor para todos os servos de Deus de todos os tempos.
A visão profética do autor vê as recompensas dos homens, como já executadas. (9-11)
Uma nota importante deste salmo é que ele foi escrito, também, protestando contra autoridades constituídas – pessoas que receberam uma comissão de Deus: “Juízes”, reis, sacerdotes, profetas, etc.
A palavra deste salmo é um protesto contra a corrupção  das autoridades constituídas. (1)
O salmista vê a vida como um processo, que trará as suas recompensas, mas o seu destaque é para os castigos dos ímpios.
Estes castigos são derramados por Deus contra os ímpios, repentinamente, e ainda nesta vida, quando estão vivos e ativos.
Vemos tudo isso acontecendo no dia a dia na vida dos que não servem a Deus.
1. O ÍMPIO É CASTIGADO, PORQUE É ALIENADO DIANTE DE DEUS DESDE O NASCIMENTO. (1-3)
É possível que o salmista esteja afirmando:
1.Que essas pessoas nasceram em um lar que nunca serviu a Deus.
Neste caso, a impiedade é devido a ausência de um lar que servisse a Deus e por isso não influencia para o bem.
2. Que o pecado que há no íntimo, muitas vezes, revela-se desde a mais tenra  infância.
Ele está falando de homens que nasceram inclinados para a corrupção moral, que os afasta para longe da justiça.
O texto ensina que, a pecaminosidade inata e efetiva dos homens, merece e recebe sempre  a justa retribuição de Deus.
2. O ÍMPIO É CASTIGADO, PORQUE OS SEUS MEMBROS SÃO INSTRUMENTOS USADOS PARA O MAL:
  • O CORAÇÃO É INÍQUO. (2)

Jesus ensinou que, quando o coração é ímpio,  estará cheio de coisas pecaminosas, e por isso, tudo o que a vida dele produz é ruim:
E dizia Jesus: “O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:20-23
Sendo assim, toda a descrição a seguir, é resultado do que já está no coração:
  • OS PÉS SÃO PARA ANDAR SEMPRE ERRADOS (3)
  • A VOZ É PARA A MENTIRA E O ENGANO (3)

Para o salmista a mentira e o engano dos lábios são  venenos tão perigosos quanto o veneno das serpentes. (4)
É verdade que, quando o caluniador fala, tal como uma serpente, ele derrama o seu veneno.
Diante de alguém que usa a sua língua para o mal, a reputação de ninguém está livre, o caráter de ninguém será poupado e respeitado por ele. 
Quem usa a sua língua para o mal, é um destruidor de vidas.
  • AS MÃOS SÃO PARA A VIOLÊNCIA (2)
  • OS OUVIDOS ESTÃO SEMPRE TAPADOS (4)

ideia do salmista é que o pecado é como veneno, que afeta todo o corpo.
Os venenos podem ser atraentes na cor, no sabor, lentos ou rápidos na ação, mas, sempre, em seus efeitos farão feridas cruéis, farão definhar ou secar, levarão à inconsciência ou loucura, e em todos os casos serão mortíferos, porque "o salário do pecado é a morte!" Rom. 6:23
Os ímpios são descritos como fontes de perigos e destruição de duas maneiras:
  1. A vida sempre será um risco  e um perigo para eles mesmos!
  2. E sempre serão uma ameaça tão grande ao bem-estar da sociedade, quanto a proximidade de uma serpente venenosa.

O pecado é visto como a Palavra de Deus o apresenta desde assuas  primeiras páginas: Parece belo, agradável à vista e ao paladar; parece dar entendimento e ser resultado do entendimento, mas, aos olhos de Deus:
  • É destrutivo
  • Afasta de Deus
  • Conduz à morte. Gên. 3:5-6,16-24
Quando Satanás utiliza todos os membros do corpo do homem, com certeza, os resultados só poderão ser desastrosos. 
3. SÃO MUITOS OS CASTIGOS, MAS UM  DELES É UMA VIDA MUITO PASSAGEIRA. (7-9)
Em uma entrevista para uma emissora de televisão nestes dias, um delegado falando sobre a estatística de violência em Goiânia, disse que  das mortes violentas por aqui, quase 100% dos mortos são jovens entre 16 e 35 anos de idade.
Um dos efeitos naturais do pecado  é fazer chegar bem cedo o sofrimento e a morte.
Assim se descreve neste salmo a ruína dos ímpios:
  • O caminho dos ímpios é sangrento e violento, inclusive, contra eles mesmos. O salmista já afirmara que, “...homens  sanguinários e fraudulentos  não chegarão à metade dos seus dias!”. (10, 55:23)
  • Vão desaparecer da terra como a água de um ribeiro. (7)
  • Murcharão e serão pisados como a relva. (7)
  • Serão como o feto abortado, que não viu o Sol, ou seja, não experimentam bênção alguma nesta vida. (8)
  • Antes que a sua influência envenene a muitos outros, pela fúria de Deus serão varridos da terra. (9)

4. O ÍMPIO SERÁ ABENÇOADO, SÓ QUANDO SE CONVERTER, PORQUE DEUS RECOMPENSA O JUSTO. (10-11)
O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor!” Rom. 6:23
A recompensa de uma vida toda em pecado é a morte eterna.
A recompensa do convertido fiel a Deus é a vida eterna com todas as bênçãos e vitórias advindas  dela.
CONCLUSÃO
Este salmo apresenta o ímpio como: 1) Forjador do pecado no coração. 2) Mãos cheias de violência.3) Alienação de Deus desde o nascimento. 4) Opção pelo erro e pela mentira desde a infância. 5) Venenoso como uma serpente.
Os que não servem a Deus, são aqui julgados e condenados, mas  os piedosos estão a salvo e abençoados.
O pecado do ímpio destrói sua propriedade, sua saúde, sua influência, seu tempo,  e a sua vida.
Diante de tanta maldade,  perversidade e violência neste mundo, este salmo nos leva a uma conclusão interessante: Visivelmente, no momento certo, Deus fará que o mal seja esmagado e removido, e com ele os transgressores das leis divinas!

APELO
O apelo é que reconheçamos o valor da presença de Deus e da retidão na vida, sabendo que há um Deus que julga imparcialmente.
A decisão é sua! O que você decidirá? Abra o seu coração e a sua vida para Deus, e garanta a vida eterna com muita felicidade e paz para a sua vida.

 Pr. José das Graças Silva Oliveira


           




Nenhum comentário:

Postar um comentário