http://igbavitoria.blogspot.com.br/

domingo, 29 de setembro de 2013

O CRENTE TRIUNFA NAS ÉPOCAS DE CRISES
Texto Bíblico: Salmo 59
Oração do perseguido
Ao regente do coro, de acordo com a melodia “Não Destruas”. Poema de Davi, quando Saul mandou que lhe sitiassem a casa para o matar.
59 Ó Deus, livra-me dos meus inimigos, protege-me dos meus agressores!
2 Livra-me dos malfeitores, salva-me dos homens sanguinários!
3 Ei-los em emboscadas para tirar a minha vida! Poderosos me espreitam, sem transgressão alguma da minha parte, ó SENHOR.
4 Mesmo que não pesem sobre mim iniquidades, eles se apressam em preparar-se para agredir-me. Observa o que acontece e intervém em meu auxílio!
5 Ó Eterno, Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, vem e julga o procedimento de todas as nações; não tenhas misericórdia desses traidores perversos!
6 Eles voltam ao cair da tarde; rosnando como cães, rodam a cidade.
7 Vê como de suas bocas provêm ameaças mortais; palavras cortantes como espadas estão em seus lábios, e bramem: “Há alguém que nos ouça?”
8 Contudo, tu, ó Eterno, deles te ris, zombas da arrogância de todas as nações!
9 Ó minha Fortaleza, em ti espero! Tu, ó Deus, és o meu supremo refúgio.
10 Meu Deus misericordioso, certamente, virá em meu resgate; Ele me proporcionará a alegria de triunfar sobre os meus inimigos!
11 Todavia, não os mates, ó Senhor, nosso escudo, para que meu povo não esqueça como nos salvaste. Em teu poder faze-os vaguearem humilhados.
12 Por causa de suas palavras mentirosas e seus lábios pecadores, sejam vitimados por sua própria arrogância, e pelas maldições e calúnias que propagaram.
13 Destrói-os em tua ira santa, dá-lhes fim para que não mais possam existir, e para que até os confins da terra se possa saber que o Eterno é quem reina sobre o povo de Jacó!
14 Eles retornam ao pôr-do-sol, rosnando e rondando a cidade.
15 Em busca de comida perambulam e, se não ficam satisfeitos, uivam pela noite.
16 No entanto, eu cantarei louvores à tua fidelidade, porquanto tu és o meu alto refúgio, abrigo seguro, especialmente nas épocas de crise.
17 Ó minha Fortaleza, hinos cantarei em teu louvor, pois tu és, ó Deus, a minha suprema proteção, ó Deus cujo amor tem me abençoado!
King James
INTRODUÇÃO
A BENTLH informa-nos que, este é um Hino de Davi. Ao regente do coro – com a melodia de “Não Destruas”, escrito quando Saul mandou espiões à casa de Davi para o matarem.
Mais uma vez, pelo fato de não respeitar a Deus, o ímpio é visto, como alguém que, mesmo diante de possibilidades de bênçãos de Deus, ele próprio tranca o caminho que poderia levá-lo ao arrependimento, à restauração e a bem-aventurança. 5-7, 12-13
Quanto ao salmista, o quadro da opressão continua  dominante.
O servo de Deus está angustiado, e busca o seu socorro em Deus.
Esta é a grande lição deixada por este excelente servo de Deus, um homem “segundo o coração de Deus”, que enfrentando grandes momentos de crises, buscou somente em  Deus as soluções que precisava.
O conjunto dos títulos e atributos de Deus,  revela-nos um Deus único, no qual podemos confiar:

  • Eterno – 5,8, 13
  • Senhor – 3,5,11
  • Fortaleza – 9,17
  • Supremo refúgio- 916
  • Misericordioso - 10
  • Poderoso – 11,
  • Juiz - 5
  • Rei - 13
  • Fiel – 16
  • Amor - 17
É um Deus  único, sublime e incomparável, que mesmo assim, se põe em comunhão com o Seu povo, e nas épocas  de crises, é a Deus que o crente deve buscar.
1.  PORQUE DEUS É A SUA FORTALEZA (9,17)
Precisamos como Davi, reconhecer que o nosso Deus é Forte e Soberano em todas atividades do Seu povo em todos os confins da terra. (13)
O inimigo usa muitas armas e ardis contra o povo de Deus:

  • A mais importante é a “língua”
  • O poder das calúnias
  • As difamações
  • As maldições.
  • A injustiça
Atualmente, em todo o mundo, inclusive no Brasil, são outorgadas muitas leis que, tem como única finalidade, massacrar a fé e princípios cristãos.
Em nome da “Justiça” estão criando leis para beneficiar alguns grupos e massacrar os que servem a Deus.
O   salmista nos ensina a suplicar a Deus, para  que julgue os que fazem injustiça (Sl 58.11)
Este é mais um Hino que, deveria ser cantado como oração e nele a Palavra de Deus nos fala da importância da comunhão com Deus, quando oramos.
O salmista tem uma consciência limpa diante de Deus e de todos:

  • Estou sem transgressão alguma da minha parte, ó SENHOR. (3)
  • Não pesam sobre mim iniquidades. (4)
Mesmo diante da malignidade dos seus opressores, Davi tem convicção que, não encontrariam nele qualquer conduta culpável!
O salmista é bem claro que Deus trabalha pelo crente, mas coloca como fundamental que, o crente deva viver uma vida agradável a Deus, entregue totalmente em suas mãos! Salmo 37:4-5
É assim que, em oração, o crente triunfa, buscando a Deus!
2. PORQUE DEUS É O SEU REFÚGIO SUPREMO. (9)
Ó minha Fortaleza, em ti espero! Tu, ó Deus, és o meu supremo refúgio. (9)
Muitos servos de Deus vivem uma vida cristã confortável, porque residem em país, como o Brasil, que apesar das oposições à sua fé, são abertos à Palavra de Deus.
Mesmo assim, todos os servos de Deus estão cercados pelo menos de alguns inimigos poderosíssimos, e a única chance de vitória sobre eles está somente em Deus. Esses inimigos são:

  1. O Diabo
  2. Os desejos carnais
  3. O pecado
  4. O nosso eu
Engana-se, quem pensa que o Diabo é o maior dos nossos inimigos!
Dos quatro inimigos acima os dois maiores são “os desejos carnais” e o “eu”  de cada um de nós, e desses dois o maior  é o “próprio eu” humano.
O Diabo é um ser real e poderoso que, controla muitas coisas que existem no homem.   A sua ferramenta básica para conseguir os seus intentos, é o pecado que destrói e mata, “Porque o salário do pecado é a morte!” Rom. 6:23
Os dois veículos usados pelo Diabo para chegar aos seus objetivos, estão no homem: 
1) Os desejos carnais;
2) O “Eu”
Muitos textos da Bíblia explicam essa verdade. Vamos examinar  um deles:
“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;  Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,  Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar!” Deut. 30: 15-20
O texto deixa bem claro que, Deus coloca diante do homem a vida e o bem, a morte e o mal, a vida e a morte, a bênção e a maldição, mas, Deus é educadíssimo e não invade o livre arbítrio de ninguém.
Mesmo aconselhando que o homem busque e ame a Deus, Ele deixa que o homem faça a escolha do que irá determinar o curso da sua vida.
Essa escolha é determinada pelos seus “desejos” e o seu “eu”.
Os grandes inimigos de Davi foram o rei Saul e seus comandados e outros perseguidores, o Diabo, e o pecado, mas também “os desejos carnais” e “o eu”.  Davi os venceu a todos, buscando em Deus o seu refúgio supremo.
Os nossos inimigos modernos são os mesmos, e podem ser outros, mas só Deus continua sendo o único caminho para triunfar sobre esses  todos.
3. PORQUE DEUS É O ABRIGO SEGURO. (16)
Ó minha Fortaleza, em ti espero! Tu, ó Deus, és o meu supremo refúgio. (9) King James
Nos lugares abalados por furacões, as famílias constroem abrigos, geralmente subterrâneos. Quando o furacão está se aproximando, todos se refugiam em tais abrigos, e assim, em segurança salvam as suas vidas.
Não há o que temer! Como o salmista, precisamos crer que, após toda uma negra noite, vem o amanhecer de um novo dia com livramentos e salvação.
Em meio às mais difíceis crises e aflições o abrigo seguro do crente é aprender a depositar toda a sua confiança em Deus. Só assim,  o crente  conseguirá descansar e cantar hinos de gratidão ao Senhor,.
O apóstolo Paulo foi um desses crentes que aprendeu a atravessar noites e noites de provações, certo de que com a aurora viria a salvação do Pai amoroso.
“E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.  E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. (At 16.23-26)
Depois de presos, surrados, e maltratados, Paulo e Silas cantavam hinos a Deus e oravam e o socorro veio de Deus imediatamente para livrá-los da prisão e para a salvação do carcereiro, sua família e amigos.
Nas épocas de crises o melhor que o crente pode fazer é buscar a Deus com louvor e gratidão.
4. PORQUE DEUS É A SUA SUPREMA PROTEÇÃO. (17)
Ó minha Fortaleza, hinos cantarei em teu louvor, pois tu és, ó Deus, a minha suprema proteção, ó Deus cujo amor tem me abençoado!” (17)
Deus é a suprema proteção, porque, Ele é o Deus Todo-Poderoso. (5) NTLH
A idéia bíblica é que, aquele que Deus conserva, Satanás não pode destruir.
Diante de Deus, Satanás já está derrotado, porque não há em Satanás igualdade de poder em relação a Deus.
Por isso, como o  salmista devemos buscar em Deus a proteção que precisamos contra todas as tentações e ações malignas.
Quando todos vierem a falhar conosco, se buscarmos a Deus, Ele será o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações!” 46:1
5. PORQUE DEUS COM O SEU AMOR ABENÇOA OS SEUS SERVOS. (17).
O salmista diz: Deus é o meu defensor! (17)
Para ajudar os que confiam nele, Deus usa meios fantásticos, alguns deles inusitados:
“E os filhos de Saul eram Jônatas, e Isvi, e Malquisua; e os nomes de suas duas filhas eram estes: o da mais velha Merabe, e o da mais nova, Mical!” 
I Samuel 14:49
Antes mesmo de Saul tornar-se o maior inimigo de Davi, dentro da própria família de Saul, Deus preparou socorro para Davi:

  • Saul buscou por muito tempo assassinar a Davi, no entanto, Deus levantou o seu próprio filho Jonathan, o seu  primogênito, para ser o melhor amigo de Davi, e em muitas ocasiões livrá-lo das mãos do seu pai.
  • Em outra ocasião, correndo perigo de ser assassinado por Saul, para ajudá-lo, Deus levantara Mical, filha de Saul, com quem Davi se casara.
Nas épocas de crises o que nós precisamos é buscar e depender de Deus e do Seu amor,  e Ele  providenciará o que for necessário para nos ajudar.
Deus tem soluções que nós não temos a capacidade para imaginar de onde elas virão.
CONCLUSÃO
Precisamos ter a fé deste salmista, que, orando, sempre contemplava a resposta imediata de Deus, mesmo que viesse algum tempo depois.
Apesar das nossas tristezas, frustrações e decepções, podemos cantar louvores a Deus, que é a nossa defesa segura.
Nas épocas de crises, podemos confiar em Deus porque:

  • Deus é a nossa Fortaleza! (9,17)
  • Deus é o nosso Refúgio Supremo. (9)
  • Deus é o nosso Abrigo seguro. (16)
  • Deus é a nossa Suprema proteção! (17)
  • Deus nos ama e tem bênçãos para nos dar. (17)
Aprendamos com Davi, que a fé canta com confiança, como se as vindouras misericórdias e socorro do SENHOR já estivessem presentes.
É isso que significa a palavra de Tiago: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.  Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa!” Tiago 1:6-7
Você está passando por momentos difíceis em sua vida? 
Está pensando que não existe soluções para os seus problemas?
Está concluindo que chegou ao fundo do poço?
Deus tem bênçãos, e tem um propósito especial para a sua vida. Busque nele e você encontrará.
"Porventura, haverá alguma coisa demasiadamente difícil para o Senhor?!" Gên. 18:14
Coloque a sua vida com todos os seus problemas nas mãos de Deus, e você encontrará o que procura.

Fonte do Vídeo: www.portasabertas.org
Divulgação: YouTube


Pr. José das Graças Silva Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário