http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sábado, 21 de abril de 2012

Novelas brasileiras passam imagem de país branco, critica escritora moçambicana


A romancista moçambicana Paulina Chiziane, com a frase  'Temos medo do Brasil.' chamou a atenção do público do seminário A Literatura Africana Contemporânea, que integra a programação da 1ª Bienal do Livro e da Leitura, em Brasília (DF).
Foi um desabafo inesperado! Ela disse, que em Moçambique as telenovelas,   igrejas, templos brasileiros e outros produtos culturais, têm transmitido uma falsa imagem do Brasil.
Segundo ela a imagem do Brasil que os moçambicanos contemplam é a de um país branco, ou na melhor das hipóteses um país mestiço. Refere-se a Pelé como o único negro valorizado e bem sucedido no Brasil, enquanto nas telenovelas o que se vê são os negros como empregados domésticos, varrendo e carregando coisas. Ela conclui que essas representações por fim contribuirão para eternizar as desigualdades raciais e sociais. 
Esta autora é a primeira mulher a escrever um livro em Moçambique, e disse que foge de limitar a mulher ao papel de submissa, incapaz de pensar e condicionada somente a servir.
Sobre as igrejas e templos brasileiros em seu país ela disse que ninguém respeita a cultura nativa do seu povo e dessa maneira o trabalho que fazem acaba por destruir a cultura local.
Sobre essa palavra a respeito das telenovelas e das igrejas há algumas observações muito importantes que gostaria de fazer:
  1. Pelo que vemos no dia a dia, as novelas só ensinam coisas erradas e ruins para a família e para a sociedade: elas distorcem tudo sobre relacionamentos familiares, ensinando todos os tipos de  desonestidades, traições, engano, violência, assassinatos, mentiras e incredulidade, e como disse  Chiziane, ensinam na prática o preconceito racial e social.
  2. Em termos religiosos, para nós Batistas,  que  em nossos Cursos, Congressos e Seminários de Missões,  enfatizamos o respeito que se deve ter com as culturas nativas, a escritora Chiziane não está dizendo muita coisa, porque temos tido esse cuidado.
  3. O resultado imediato da pregação e ensino do Evangelho é a transformação radical da vida dos convertidos. Tudo o que não agrada a Deus em todas as áreas, é rejeitado, e  uma nova vida surge, como disse o apóstolo Paulo: "Mas, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo!" II Cor. 5:15
Através da Junta de Missões Mundiais da CBB, estamos com os nossos missionários brasileiros em todos os continentes, e quando entramos em um novo país para evangelizá-lo, procuramos  levar transformações de vida em todos os sentidos: na pacificação do lugar, na educação, na alimentação, na saúde, mas especialmente na vida religiosa, porque cremos que as mudanças sempre acontecem a partir  da mudança na vida religiosa das pessoas. No versículo citado acima, Paulo diz que uma nova criatura só pode acontecer em Cristo.
Se a cultura do país fosse a coisa mais importante para os nativos desses países, e se resolvesse os problemas dos seus habitantes, então eles não precisariam de ajuda alguma de mais ninguém, mas o que vemos nesses países é analfabetismo quase total, fome, miséria, doenças já erradicadas em outros países matando as suas populações, guerras e muito sofrimento.
A Bíblia diz, que "Bem-aventurada é a nação, cujo Deus é o SENHOR!" (Salmo 33:12). Nestes países africanos, o que tem feito com que eles sejam arrasados pela miséria, é a falta de Deus, devido a idolatria e o fetichismo que estão em todos os seus cantos e lugares.
No meu humilde modo de ver, o que disse Chiziane, é um fator muito positivo para o povo de Deus que está evangelizando os povos africanos, porque revela, que o Evangelho está surtindo o efeito positivo que esperamos em seus países, que pessoas estão sendo salvas e transformadas por Jesus Cristo. 
As Igrejas Batistas estão fazendo a Campanha de Missões Mundiais/2012. Que palavra encorajadora para todos nós, que estamos enviando missionários para esses países!

Fonte: Agência Brasil e http://noticias.br.msn.com

Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário