http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PESQUISA SOBRE FUMANTES PASSIVOS E AS DOENÇAS DO CORAÇÃO


Não é possível saber, porque o descaso de alguns países em criar algum mecanismo que alerte as suas populações sobre os riscos de doenças cardíacas em fumantes passivos.

O fumante passivo é aquele que não fuma, mas convive com fumantes que não consideram os direitos do seu próximo, e ao fumar estão sempre com uma " falta de educação descabida" esfumaçando as pessoas ao seu redor. Todas as pessoas que estão ao redor de pessoas fumando, mesmo que não fumem, são fumantes passivos.  Muitos sem saber, correm riscos de doenças muito sérias em seu coração,  que podem levá-las até à morte, segundo afirma uma pesquisa do Projeto Internacional de Controle do Tabaco (ITC Project, em inglês) e pela Iniciativa  Contra o Tabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS). 
Há algumas situações nas quais procuro explicações lógicas e não encontro sobre esse assunto:
1ª. Muitos brasileiros não sabem, mas até pelo menos parte da década de 80 as Forças Armadas do Brasil eram financiadas pelos impostos de cigarro e bebida alcóolica. Será que as autoridades não sabiam das consequências que isso traria no futuro? O financiamento das Forças Armadas por estes impostos era mais importante do que a saúde da população? (Esta é uma afirmação que faço, de uma situação na década de 80. Não sei como é hoje, mas seja qual for a situação atual, muitas consequências ficaram).
2ª. Muitos países, incluindo alguns que estão entre as grandes  potências mundiais, ainda não possuem um programa que alerte a população sobre os riscos de ser um fumante passivo. Alguns sequer tem uma educação que alerte a sua população, associando o hábito de fumar tanto ativo quanto passivo às doenças cardiovasculares. Este é o assunto principal de um Congresso Mundial  de Cardiologia, que  terminou neste sábado dia 21 em Dubai. E por isso vemos alguns dados impressionantes relacionados à pesquisa: Dados da OMS de 2009 e 2010 garantem, que 70% dos fumantes chineses, 50% dos indianos e 40% dos holandeses, não sabiam que muitos infartos são resultado do uso do fumo, mesmo neste século de tantos avanços e progresso em todos os sentidos.
No Brasil, até hoje, muitos não acreditam que o cigarro os pode matar, levando-os ao infarto e outras doenças cardiovasculares, sem falar na grande incidência do câncer  entre os fumantes. Tenho conversado e acompanhado  alguns dependentes do SUS em Goiânia, pessoas que estão com enfisema pulmonar, que vivem as custas de aparelhos de oxigênio e remédios caríssimos, que ao falar sobre o assunto, mesmo os médicos dizendo que a doença fora causada pelo fumo, eles dizem  não acreditarem.
Parece uma piada, mas não é, pois, nos Estados Unidos da América e no Reino Unido, que estão entre as maiores potências educacionais em termos de saúde no planeta, e inclusive possuem um sistema avançado de legislação antitabaco, a metade do universo de fumantes  passivos por lá, diz desconhecer os perigos para a saúde do coração, quando expostos ao fumo.
As entidades responsáveis pela preocupação relativa aos danos que o fumo pode causar ao coração, estão pedindo o aumento do valor do cigarro, a proibição do uso do fumo em lugares públicos e de trabalho e ainda algumas medidas que coíbam e desestimulem o grande consumo de fumo que ainda acontece em nossos dias, principalmente entre os jovens.
A medicina alerta, que a primeira causa de morte e doenças do coração no mundo, correspondendo a 17,3 milhões de casos por ano, 87% são resultantes da exposição ao fumo.
Fumar no meu modo de ver, não é demonstração de bom gosto e nem de liberdade. É demonstração de fraqueza, irracionalidade e desrespeito com a própria vida, e com a saúde e  direitos do próximo.
"Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não  satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares!"  Isaías 55:2


Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário