http://igbavitoria.blogspot.com.br/

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Álcool mata 2,5 milhões de pessoas


Álcool mata 2,5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo           
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou esta sexta-feira um relatório sobre as consequências trágicas que o excesso de álcool traz, matando 2,5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. A OMS deixa ainda críticas aos governos ao nível do combate a estes números.
Segundo o relatório, o álcool apresenta-se mesmo como o principal fator de risco para a saúde dos homens entre os 15 e os 59 anos. No Brasil, Rússia, México e Ucrânia, o consumo excessivo de álcool é particularmente preocupante.
A OMS critica ainda os governos pela actuação tardia em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, apontado como principal causa da maioria dos acidentes rodoviários, casos de violência ou de absentismo laboral.
Note-se que para além destes casos, o excesso de álcool pode conduzir a uma série de outras doenças, cerca de 60, entre as quais cirrose e cancro do fígado.

Segundo relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas do álcool. Seu consumo está relacionado a diversos tipos de problemas, como cirrose, epilepsia, envenenamento, queimaduras, afogamentos, doenças cardiovasculares, acidentes de trânsito, violência, além de diversos tipos de câncer.
O número de mortes ligadas ao álcool é maior do que as causadas por aids ou tuberculose, por exemplo.
Muitos governos não têm se empenhado o suficiente na promoção de políticas de controle de consumo do álcool. No mundo, o alcoolismo é a terceira maior causa de doenças nos países desenvolvidos e a primeira entre os homens em países em desenvolvimento, informa o portal G1. Os jovens também são muito afetados pelo consumo e são vítimas principalmente de acidentes de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário