http://igbavitoria.blogspot.com.br/

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SAÚDE

Carecas precoces têm mais chance de ter câncer de próstata

Pesquisa mostra ligação entre perda precoce dos fios de cabelos e o desenvolvimento da doença mais tarde

por Redação Galileu
A notícia não é muito boa para os jovens carecas. Além de perderem o cabelo mais cedo, um novo estudo indica que homens que começam a perder os fios na faixa dos 20 anos têm maior risco de desenvolver câncer de próstata mais tarde. Mas eles podem ser beneficiados caso façam exames para detectar a doença.
Editora Globo
Shutterstock
O estudo, feito na França, comparou 388 homens que faziam tratamento contra o câncer de próstata com 281 homens saudáveis. Os pesquisadores descobriram que os doentes tinham duas vezes mais chance de terem começado a perder os cabelos aos 20. Aqueles que tiveram o início da queda perto dos 30 ou 40 anos não apresentaram diferenças dos homens saudáveis. O estudo também não encontrou ligação entre perda de cabelo precoce e o diagnóstico precoce do câncer.
A perda de cabelo masculina é muito comum, afetando cerca de metade deles durante a vida. Outros estudos já haviam estabelecido uma ligação entre a calvíce e o hormônio masculino, que também está ligado ao câncer de próstata.
A droga Finasterida, usada para combater a perda de cabelo, bloqueia a conversão do hormônio testosterona em outro tipo de hormônio e também vem se mostrando eficiente em diminuir a incidência de câncer de próstata.
Com estudos desse tipo, os pesquisadores procuram grupos de risco do câncer de próstata. Apesar da associação entre a careca precoce e a doença, os cientistas ainda não sabem como exatamente acontece esse processo. Mais pesquisas devem ser feitas nos próximos anos para tentar descobrir o mecanismo e formas de prevenção para os homens com mais chances de desenvolver o câncer. Esse estudo foi publicado nesta quarta-feira na revista especializada Annals of Oncology.
Postado por Pr. José das Graças Silva Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário