http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


GRAÇA E ESFORÇO (Richard José Vasques)

E-mailImprimir


Dizemos que vivemos na época da graça. Graça promovida e ofertada por Jesus. Graça é igual a favor imerecido. Há uma canção do Grupo Vencedores por Cristo, que diz assim: “É tua graça que liberta, é tua graça que me cura, é tua graça que sustenta a minha vida. Por teu sangue tenho acesso à tua graça preciosa, te louvo, te amo, Jesus. Tua graça é melhor que a vida, tua graça é o que me basta, favor imerecido do céu, do céu pra mim.” 

“Graça do céu pra mim”. Como Dawei comentou em nosso culto matinal de 30/01/11: “difícil de entender”. Como entender algo que não merecíamos e que veio do céu para nós, promovido diretamente por Deus. Só mesmo pela fé. Outra coisa que depende de nossa fé é a oração – quando conversamos com Deus Ele nos escuta. Deus escuta a cada um de nós, e age conforme a sua vontade. A partir dessas observações podemos pensar em depender de Deus ou em depender de nós mesmos.
Temos ouvido muito sobre mérito e graça. Mérito é algo relacionado ao nosso esforço próprio, algo que depende exclusivamente de nós e de mais ninguém. Deus fica do lado de fora. No tocante à graça, tudo vem de Deus, não é resultado dos nossos esforços, apesar de termos de fazer a nossa parte.
Muitos deixam Deus do lado de fora de suas vidas e outros se acomodam dizendo que Deus é quem vai fazer tudo, que ele não precisa fazer nada. Nós não podemos fugir das nossas responsabilidades. Faça o que precisa ser feito, independente das circunstâncias. Optei em depender de Deus e estou aprendendo a fazer isso, pois é um exercício que deve ser praticado de forma contínua. Tenho também procurado fazer a minha parte.
“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5.18 - NVI). Os dois versículos imediatamente anteriores a esse dizem assim: Alegrem-se sempre. Orem continuamente.” Estar sempre alegre, orar sempre, dar graças sempre. Dar graças por tudo, principalmente pelo favor imerecido que nos levou à salvação.

É também muito importante fazer a nossa parte, aquela que Deus não fará. Temos de nos esforçar para isso, porém sob a dependência do Senhor, que nos orientará a como dar cada passo. Focar naquilo que realmente precisa do nosso esforço, naquilo que é mais urgente, prioritário. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1.9 – Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Crer que Deus nos sustentará e estará conosco. Outro versículo que nos incentiva a fazer a nossa parte é o seguinte, dito pelo Apóstolo Paulo: “Esforcem-se para ter uma vida tranqüila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos, a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora, e não dependam de ninguém.” (1 Tessalonicenses 4.11-12 - NVI).
Que lições podemos tirar das passagens bíblicas mencionadas? Penso que podemos citar aqui o seguinte: gratidão, alegria, oração, fé, foco, prioridade, dependência de Deus, realização da nossa parte, não depender dos homens (“maldito é o homem que confia nos homens” –Jeremias 17.5a - NVI), andar decentemente aos olhos dos não crentes (testemunhar, ser um testemunho vivo de o Senhor Jesus onde andarmos). Complete com a sua opinião.
Onde precisamos melhorar? Que metas precisamos estabelecer para promover as melhorias necessárias? Para pensar e agir. Boa semana.

Fonte: Prazer da Palavra e rjv@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário